Saturday 31 December 2011

Balanço 2011 - Cantos Dourados

E chega aquela altura do ano em que se fazem contas às leituras, balanços de apostas neste ou naquele autor, nesta ou naquela série...
Não querendo ficar para trás aqui deixo os eleitos nas várias categorias, quem leva o prémio nesta primeira edição do canto dourado?!

O livro do ano... 


Este livro não é um lançamento deste ano, mas foi este o ano em que tive a oportunidade de o ler! E digo desde já que é daqueles livros que todos devemos ter nas nossas bibliotecas... É um dos livros mais caricatos que tive a oportunidade de ter nas mãos nos últimos tempos e que apesar de ter pouco texto escrito, foi certamente, dos livros que ainda hoje me dá imenso prazer folhear...

Uma confissão: este livrito está sempre à mão de semear pois adoro mostrá-lo a quem como eu adora livros!

A série do ano... "Immortals After Dark" da Kresley Cole e "Parasol Protectorate" da Gail Carriger

                     (Goodreads)                                         (Goodreads)

Fui incapaz de escolher entre as duas séries, pois adorei lê-las e mergulhar nos seus mundos. 

Com a Kresley Cole fiquei a conhecer um género que não me havia "puxado" muito, devido às capas de moços com peças de roupa a menos e agora não dispenso este "guilty pleasure". Gail Carriger ajudou-me a mergulhar ainda mais no fascinante mundo do romance paranormal, desta feita com um twist steampunk que só ajudou à desgraça e a aumentar o bichinho pela estética.

O autor descoberta... Meljean Brook, Gail Carriger

                            (Página Oficial)                           (Página Oficial)

Mais uma categoria com dois - neste caso duas - vencedoras! :)
Fiquei a conhecer os livros das duas autoras mais ao menos na mesma altura, o trabalho das séries que li delas estão inseridos na mesma estética, steampunk, e tornaram-se indispensáveis para esta bibliófila! Claro que conheci mais autores, pois este ano de 2011 foi ano de experiências literárias e um salto para fora da minha confort zone (fantasia épica). Mas de todos os livros, séries e autores, Gail e Meljean destacaram-se e ganharam mais uma ávida fã!

O autor do ano... Meljean Brook

Como seria de esperar para quem me conhece e atura! Dispensa qualquer comentário certo?! :P

Aqui deixo um obrigada bem grande a quem me desencaminhou e deu a conhecer esta autora: Tchetcha do blog, Ler e Reflectir.
 
O personagem do ano... Yasmeen de "Heart of Steel" da Meljean Brook

Desde a leitura do "The Iron Duke" que andava de olho na Yasmeen e no Archimedes. Eles são daqueles personagens que ficam com o leitor mesmo depois de terminar o livro e depois de ler "Heart of Steel" só confirmei mesmo a mestria de Meljean a criar personagens credíveis e consistentes! Empatizei completamente com a Yasmeen ou Lady Corsair e adorava ver mais das aventuras dela.

A releitura... Harry Potter da J. K. Rowling


No ano em que o ciclo Potter se fechou com a estreia do último filme da série de adaptações dos livros de J.K. Rowling, decidi reler os sete livros e em conjunto com um grupo de Potterheads e estreantes refizemos a viagem mais fantástica das nossas infâncias. Obrigada J.K. pela tua obra mágica...

4 comments:

  1. Para quem aprecia Kresley Cole, talvez valha a pena experimentar outros no departamento dos "rapazes sem camisola". Quem me faz rir mais é Shelly Laurenston (com changelings muito originais, incluindo uns hibridos estranhíssimos), aka A.K.Aiken (dragões), mas há também Nalini Singh, Christine Feehan (mais dark), Sherrilyn Kenyon, Lara Adrian, J.R.Ward, Larissa Ione... etc, etc, etc. Só agora alguns estão a ser traduzidos para português, e claro que é impossível gostar de todas por igual, mas ficam as sugestões. Estou um pouco curiosa para ler Meljean Brook, ambora tenha decidido fazer uma pausa para ler em português.
    Acrescento que o meu 2011 também foi muito bom, cheio de livros (falo de alguns em http://monsterblues-cms.blogspot.com/), mas acredito que 2012 ainda será melhor, até porque o MEU livro vai sair em maio (porto editora).
    Feliz 2012!!

    ReplyDelete
  2. De nada, é tão bom partilhar-se as coisas que gostamos!

    ReplyDelete
  3. @carla m. soares
    *anotando* A Feehan já anda debaixo de olho, a Singh já tenho aqui o Slave to sensation ;)E ja li uns contos da Larissa Ione, e é apenas uma questão de tempo para me desgraçar! :P

    A Ward adoro!! Li tudo o que havia do Black Dagger Brotherhood!! *.*

    A Meljean é muito boa! :) É daquelas autoras que merece mesmo uma tradução para português!

    Parabéns pelo lançamento do livro, boa sorte! ;)

    @tchetcha *abracinho bom*

    ReplyDelete
  4. Pois, é fácil uma pessoa desgraçar-se, porque, embora nenhum destes livros vá alguma vez ser grande literatura, muitos têm um ritmo viciante.
    A JR Ward teve-me "agarrada" (e já tenho idade para ter juízo) durante uma eternidade, mas o último, sobre a irmã do Vishious, hummmm... espero que recupere a forma.
    Quanto ao meu livrito, afinal parece que está previsto para abril, já saiu no "alinhamento" da porto editora. se está na net, acabou-se o segredo. Chama-se Alma Rebelde. a sinopse está no meu blogue e em mais dois ou três.
    bjs

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...