Tuesday 30 August 2011

Before the Blog

"Before the Blog" é uma rúbrica onde bloggers podem falam falar de livros que leram antes de começarem a partilhar as suas opiniões nos seus blogs (pois antes mesmo de bloggar sobre livros, já tinha lido centenas de outros livros). Pois de certeza que existem pérolas literárias no passado que também merecem ser desenterradas e partilhadas!

Este é portanto o primeiro post de mais uma rúbrica no Cantos Quebrados, acho que já dá para ver o meu amor por rúbricas (^.~)...

E como funciona o "Before the Blog"? Basicamente escolhemos um livro que achemos que merece ser recordado, respondemos a três perguntas e depois partilhamos a nossa opinião quanto ao livro escolhido.

Site que começou o "Before the Blog" - www.yalitwit.blogspot.com

"A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata", de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows
  • Porque é que escolheste este livro?
 Escolhi este livro devido ao título invulgar, como me chamou a atenção e como por vezes é preciso ler um pouco fora da nossa confort zone literária, peguei n'"A Sociedade Literária da Casca de Batata" sem qualquer ideia do que iria encontrar nas suas páginas.
  • Quando é leste este livro?
Li este livro entre o final de Abril e Maio de 2010, praticamente devorei-o...em menos de 2 semanas.
  • A quem recomendarias este livro?
A quem gostaria de experimentar um livro invulgar, sobre um grupo de amantes de literatura que lutam contra a ocupação nazi da ilha inglesa de Guernsey (que é a sede do dealer de muitos viciados, o BookDepository).

Sinopse
Londres, 1946.

Depois do sucesso estrondoso do seu primeiro livro, a jovem escritora Juliet Ashton procura duas coisas: um assunto para o seu novo livro, e, embora não o admita abertamente, um homem com quem partilhar a vida e o amor pelos livros.

É com surpresa que um dia Juliet recebe uma carta de um senhor chamado Dawsey Adams, residente na ilha britânica de Guernsey, a comunicar que tem um livro que outrora pertenceu a Juliet. Curiosa por natureza, Juliet Ashton começa a corresponder-se com vários habitantes da ilha.

É assim que descobre que Guernsey foi ocupada pelas tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, e que as pessoas com quem agora se corresponde formavam um clube secreto a que davam o nome de Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata.

Fascinada pela história da dita Sociedade Literária, e ainda mais pelos seus novos amigos, Juliet parte para Guernsey. O que encontra na ilha mudará a sua vida para sempre…

Comentário
Parti para este livro apenas porque realmente tem um nome bastante invulgar, e depois de ler a sinopse, pensei"o que pode ser melhor para uma amante de livros, do que ler um livro sobre uma amante de livros?"...

"A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata" é um livro escrito por uma antiga bibliotecária e livreira com uma paixão por livros, Mary Ann Shaffer, que devido a problemas de saúde faleceu antes de poder dar os últimos retoques ao seu manuscrito, assim Annie Barrows terminou o trabalho da tia.


É um livro invulgar, sob a forma de epístola (correspondência trocada entre a protagonista, Juliet Ashton e Dawsey Adams, e que rapidamente ganha novos correspondentes na ilha de Guernsey), e que me surpreendeu bastante pela positiva, pois a história é bastante fuida e facil de acompanhar. É um livro aconchegante e acolhedor com uma escrita simples e acessível.

Acompanhamos assim a história de uma mulher apaixonada pelos seus livros, extremamente independente, numa Londres e num país em plena 2ª Guerra Mundial, que num dos lugares mais improváveis encontra algo que já há muito havia desistido de procurar... Foi um livro que ganhou um cantinho especial no meu coração, pois há muito que não via uma história tão bem contada, com a qual me identificasse tão bem... sedo por isso um dos livros que recomendo sempre.


Classificação: 9/10

1 comment:

  1. Ah bolas. Tenho este livro na to be read list desde que li uma crítica, entretanto comprei a edição portuguesa na Feira do Livro mas ainda não o li. Parece esperar o melhor momento...

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...