Wednesday 4 August 2010

Satomi Hakkenden


Título Original: 里見八犬伝
Títulos Alternativos: 南総里見八犬伝 / Nansou Satomi Hakkenden
Episódios: 2
Género: Drama, Fantástico
Cadeia Televisiva: TBS
Período de Transmissão: 2006-Jan-02 a 2006-Jan-03


Sinopse:
Baseada no mais importante romance samurai de todo o Japão, esta é a história do amor trágico da Princesa Fuse e a aventura de oito samurai, unidos pelo destino  e por uma maldição que apenas pode ser quebrada através da união das oito virtudes budistas que compõem a alma humana.
 
Comentário:
Nansō Satomi Hakkenden (南總里見八犬傳) é um romance épico Japonês de 106 volumes, escrito por Kyokutei Bakin. Escrito durante um período de trinta anos e publicado de 1814 a 1842. A tradução literal do título pode ser "As Crónicas dos Oito Cães".

Esta série foi a super-produção do ano, para televisão, com um cast de pesos-pesados e caras bem conhecidas - p.e. Nakama Yukie (Gokusen, Trick, G@me).
Nesta adaptação do romance do século XIX, a história manteve-se muito próxima do texto original, mas dando um especial ênfase ao amor trágico da Princesa Fuse e às forças malévolas que tentam a todo o custo destruir o seu legado.

A acção começa com a fuga da Princesa Fuse e a sua morte, às mãos de um demónio que tenta envenenar a sua descendência, tornando-os a encarnação dos oito maiores defeitos do Homem - representados pelas contas do rosário de oração budista que a Princesa enverga. Mas, com a força da sua morte ela purifica-as libertando no mundo as oito qualidades budistas, para ajudar o povo durante o turbulento Período Sengoku (o Período dos Estados Guerreiros).


Se bem que temos nesta produção nomes importantes do entretenimento, o seu trabalho não brilhou. Talvez devido à excessiva dramatização, ficando o espectador sem saber se foi intencional (relembrando trabalhos de adaptação que propositadamente, utilizaram esta forma de passar a mensagem) ou se foi realmente falha do elenco, pois o estilo  de representação não era propriamente homogéneo.

É uma boa série, com um bom background histórico, especialmente recomendada aos amantes da cultura Japonesa e das suas lendas. Uma boa companhia de viagem ao período mais conturbado da história do Japão feudal.

Classificação: 7/10

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...